Saia do comum e decore sua mesa de Natal…

Semana de Natal chegando… Com tantas idéias lindas por ai ficamos em dúvida do que usar neste dia/noite tão especial. Por isto selecionamos algumas imagens lindas para servirem de inspiração para a composição de mesas e ambientes maravilhosos!

Vc não precisa comprar um mundo de coisas nem usar obrigatoriamente as cores vermelho e verde para fazer bonito no Natal. Em tempos de em crise usar o que se tem em casa, dando lugar à criatividade é fundamental.

A primeira regrinha para se montar uma bela mesa é seguir o padrão de posição de complementos de mesas, o Mise in Place para não fazer feio na frente de convidados mais formais. Sendo assim podemos usar como exemplo a foto de um site que amo http://www.casadeperrin.com/,com uma perfeita composição para um jantar/almoço bem formal. Não se preocupe caso vc opte por fazer algo mais simples (a regra não muda, apenas o número de talheres, taças e louças que irão à mesa de acordo com o cardápio).

cdp_designpresesntation084.jpg

Explore todas as possibilidades e terá resultados surpreendentes. Um exemplo bacana, expressado nas fotos abaixo fica por conta da mistura lilás e amarelo. No disco das cores esta mistura forma um esquema complementar e pode se transformar e lindas composições.

CDP3X3-23.jpg

20131031-084236.jpg

mesa-de-natal2.jpg

Vale também  ousar um pouco mais e acrescentar mais cores que criam climas harmônicos desenvolvendo um esquema de decoração chamado Boho Chic (ainda farei um post falando somente sobre este estilo de decoração).

Neste caso foi acrescentado o uso do azul em meio ao lilás…

NatalMesa02

Caso vc seja um pouco mais tradicional mas não quer seguir a mistura verde e vermelho, que tal usar verde e dourado como representado nas fotos abaixo?

mesa-natal-verde.jpg

decoracao-da-mesa-ceia-de-natal-1024x685.jpg

O clássico sempre se impõe na decoração e é o mais utilizado qndo se pensa em decoração natalina.

Neste caso explore os tons de verde e vermelho em todos os detalhes como nas louças, nos talheres, nos complementos de mesas, etc…

A flor tradicionalmente usada nas decorações de natal é a Poinsétia, popularmente chamada “bico de papagaio”. Ela e linda e gera composições incríveis. Facilmente vendida em floras ou supermercados.

Poinsettia-Christmas-Table-Design-TUFF-Flowerona-7.jpg

Abuse do uso das velas, frutas e flores além de vários acessórios para compor mesas lindas.

mesa-de-natal-2012-04

m_mesa-natal-claudia-18

Tenham uma linda semana de Natal, curtam a família e os amigos. Celebre sempre e agradeça por tudo de bom que o ano lhe proporcionou!

Beijos e até o próximo post…

 

 

 

 

Decoração Once Upon Wedding – Por Viviane Gratz

Amamos falar sobre decoração. Não somente falar porém demonstrar este universo lindo e tão contagiante.

Para darmos início às sugestões de decorações de fim de ano começaremos com uma grande parceira (a qual somos fans) e que tem uma visão super exótica (nós amamos) quando o assunto é decoração.

Na edição deste ano do evento Once Upon a Wedding da querida Luana Zabot, realizado no dia 27/09   tivemos o prazer de ver nossos complementos de mesas na decoração incrível que a Viviane Gratz executou.

decoracao-vivi-graatz-fotografo-gustavo-marialva-143

Para a base da composição da mesa de família do evento ela escolheu  nossos jogos americanos em crochet, nossos sousplats #linhaflowers em linho floral rose.

decoracao-vivi-graatz-fotografo-gustavo-marialva-137

A escolha dos guardanapos ficou com nosso clássico branco com borda em crochet eo marsala em algodão desenvolvido exclusivamente para ela. O porta guardanapo da foto acima é a rosa dourada da nossa #linhapremium desenvolvida e assinada pela nossa querida parceira Rosa Tolenttino e o da foto abaixo é um clássico da nossa #linhagold em pérolas douradas.

decoracao-vivi-graatz-fotografo-gustavo-marialva-134

As fotos lindas é claro ficaram por conta do querido fotógrafo carioca Gustavo Marialva…

decoracao-vivi-graatz-fotografo-gustavo-marialva-141 decoracao-vivi-graatz-fotografo-gustavo-marialva-146

Como escolher a mesa de jantar…

Hoje em dia as pessoas, preocupadas com diversos fatores como violência, resgates de família, etc estão voltando a receber em casa (no passado isto era muito comum ainda mais pelo luxo e dimensão das residências) e escolher a mesa da sua residência requer algumas dicas para que nem o espaço e nem a circulação fiquem prejudicados.

Nem sempre as pessoas contam com a acessoria de um decorador ou arquiteto para projetarem seus ambientes e quando chegam nas lojas se sentem extremamente perdidos com as inúmeras opções do mercado.Pensando nisso, resolvemos compartilhar com vcs leitores dicas básicas para os auxiliarem na compra da mesa.

A primeira coisa que temos que levar em consideração na escolha da mesa e das cadeiras de jantar é a dimensão do nosso espaço por isto coloquei algumas fotos ilustrativas para que vcs percebam como dever ser calculado o espaço de circulação no ambiente.

regra

A principal regra é respeitar sempre um espaço de 60 cm que cada pessoa ocupa teoricamente ao se assentar + 35 cm (espaço aproximado que as pessoas que se assentam na cabeceira utilizam para colocar as pernas embaixo da mesa). Sendo assim, para uma mesa retangular de 04 lugares com o uso da cabeceira teremos a seguinte continha:

60 cm (espaço que a pessoa ocupa) + 2 x (35 cm das cabeceiras) = 130cm ou seja uma mesa com tampo de 90 cm comporta bem 04 lugares e pode ser usada tbm sem as cabeceiras como na foto.

Mesa 01

A largura da mesa pode variar de acordo com sua utilização e espaço. Em mesas comunitárias geralmente a largura é minima  pode variar de 60 a 80 cm, dependendo do espaço onde assentamos os convidados na maioria das vezes informalmente.

medidas-minimas-padrao-sala-jantar-mesas-cadeiras bancada

Para se caulcular a quantidade de lugares em uma mesa redonda basta seguir a mesma regra porém o cáculo deve ser feito da seguinte forma :

2 x 3,14 (constante) x r ( raio da cirqunferência) : 60cm (espaço que a pessoa ocupa). É mais chatinho mas dá super certo. Pensando em uma mesa de 1,00 mt de diâmetro teremos:

Na sua circunferência temos:

2 x  3,14 (constante)  x  50 cm (raio) : 60 cm (lugar assentado) = 6,28 x 50 : 60 = 5,23 ou seja (aproximadamente 5 lugares em na mesa. Como na maioria das vezes usamos número pares então seriam 04 lugares.

redonda 2 redonda sala-de-jantar-medida-ideal-redonda-quantos-lugares2

No caso das mesas ovais o cálculo é feito como o das mesas retangulares porém como temos o formato mais compacto sem as chamadas “quinas” teremos um maior aproveitamento do espaço.

oval 2 oval

Já para as mesas quadradas, queridinhas da maioria dos leitores e clientes do Atelier Camila Gomes, o cáculo também será o mesmo da retangular porém o espaço que a pessoa ocupará embaixo da mesa nas laterais será um pouco diferenciado considerando entre 15 a 20 cm.

Para uma mesa de 08 lugares quadrada consideramos o seguinte:

2 x 60 cm (lugar assentado) + 2 x 15 cm (duas laterais) = 1,20 mt + 30 cm = 1,50 mt de tampo.

sala-jantar-quadradaquadrada 4 quadrada quadrada 2

Regrinhas de etiqueta à mesa (Parte 01)

Existe coisa mais gostosa do que estarmos próximos à pessoas educadas? Acho que não…Em inevitáveis refeições com colegas, chefe, clientes ou mesmo em casa com os amigos e familiares, muitas vezes temos tanto para conversar e informações para trocar que esquecemos que estamos à mesa.

Não quero dar aulas de etiqueta à mesa, mas apenas pontuar os dez erros mais cometidos por nós (quem nunca cometeu algum destes que atire a primeira pedra).

etiqueta

1.Talheres – Não use os talheres para enfatizar algum assunto como se fossem batutas de maestro, ou eles estão em uso ou apoiados no prato. Os talheres depois de retirados da mesa não voltam mais para ela.

2.Guardanapos – Não agite o guardanapo ao desdobrá-lo e nem dobre quando terminar. Os mesmos servem para enxugar e limpar os lábios, principalmente antes de utilizar o copo da bebida e proteger o vestuário, colocando-o no colo e ao final da refeição do lado esquerdo do prato, com as dobras soltas. Não utilize para polir os talheres ou pratos, assoar o nariz, limpar o suor e nem colocar ossos e caroços de azeitona. Se o guardanapo for de papel, não o deixe todo amassado e nem faça bolinhas, colocando-o dentro do prato no término da refeição. Coloque-o ao lado, dobrado com a parte usada virada para baixo.

3.Mastigar – Não fale de boca cheia. Se precisar falar, termine de mastigar e depois fale.

4.Postura –Não apoie os cotovelos sobre a mesa. Se não souber onde colocá-los, acomode as mãos no colo.

5.O pão – O pão é sempre partido com as mãos em pequenos pedaços e a manteiga deve ser passada em cada pedaço, antes de ir à boca. Fazer um sanduiche do pão do couvert não é recomendado.

6.Velocidade – Tente terminar a refeição com os outros participantes da mesa, nem muito antes, nem muito depois.

7.Palitar os dentesProibido. Está com desconforto? Peça licença e  vá ao toalete.

8.Batom – Não se deixa marcas de batom nos copos, tão pouco no guardanapo de tecido. Retire o batom com um guardanapo de papel, antes de usar o de tecido ou usar as taças.

9.Celular – Para falar ao celular enquanto à mesa, só pedindo licença antes de atender. No entanto, procure evitar.

10.Objetos pessoais – Nunca coloque chaves, óculos, carteira e celular sobre a mesa. Não vista o encosto da cadeira com o seu casaco. Assim, você estará mudando a decoração do ambiente que ficaria com peças de vestuário. Peça uma cadeira vazia para isso e também para colocar bolsa e pacotes em cima dela.

Combinando as peças que temos em casa…

Outro dia fui convidada pela Flávia Magalhães (Culinária para Convivência) para uma tarefa que eu amo fazer: separar os complementos que temos em casa e montar composições sem ter que sair comprando tudo que vemos pela frente. Desafio proposto = desafio aceito.

Chegando na casa dela os jogos já estavam separados e como a Flávia tem muitas dúvidas na hora de montar suas composições eu fui fazendo as misturas para que ela não ficasse presa somente à combinações tradicionais…

O resultado foi super bacana e agora a Flávia já sabe como compor suas peças criando diferentes montagens de mesas com tudo que ela tem mas a melhor parte foi o café da tarde colonial que ela e seus familiares fizeram para me receber. Tinha tudo que um verdadeiro mineiro ama como bolos caseiros (para quem não sabe a Flávia é prima da Tati Bolo Meu que faz os bolos mais lindos e deliciosos que eu já vi e provei), pães de queijo, empada de Bambuí…Tem como não amar?

Na montagem da mesa utilizamos vários joguinhos diferentes de xícaras com duas bases de combinação: os jogos americanos e as taças para unificar a mesa. Amei o resultado e espero que gostem!!!

Bjo

peças 01 peças 02 taças composição 01 xícara 01 xicara 04 xicara 05 xícara 06 xícara 07 café 01 café 03 café 04

Casamento Polyana e AC

A melhor coisa que existe sem dúvidas é trabalhar com o que gostamos. Qndo eu fui convidada a desenvolver o projeto do casamento da Polyana e do AC, eu sabia que não seria uma tarefa fácil pois a Poly e o AC tinham escolhido um local super exótico para realizar o sonho deles e como existem dois salões conectados, eles tiveram dúvidas se os convidados tanto da cerimônia quanto da recepção caberiam no mesmo local.

Desafio aceito… Desenvolvi o projeto dentro de alguns meses e diante de várias adaptações chegamos ao resultado final que vcs verão embaixo.

Para os complementos de mesas utilizamos 06 montagens diferentes para que pudéssemos ter uma festa alegre mas sem perder o classicismo que a noiva tanto queria.

A iluminação que deu o efeito que queríamos e destacou os melhores pontos da Pequena Tiradentes, foi executada pelo Otávio Roldan (Rio).

O buffet perfeito foi o Aguçar (Barbacena) e surpreendeu a todos os convidados. Os demais detalhes vcs poderão ver pelo belo registro de imagens…

01

02

03 04 05 06 07 08 09 10 11

Sousplats

Tá certo… Todo mundo faz sousplat hj em dia! Agora tem muitos diferenciais que as pessoas não prestam atenção e acabam comprando gato por lebre.

Na hora de comprar ou alugar seus sousplats verifique se as bases que recebem as capas são feitas de um material resistente, revestidas com melamina caso contrário no primeiro acidente com líquido vc pode danificar suas peças.

Os nossos são revestidos com melamina nas duas faces e ainda na lateral. Não é porque seu sousplat tem capa que vc vai pecar no recheio, né?

Verifique tbm se seu sousplat é altinho pois isto gera um efeito lindo nas fotos (em caso de eventos) ou na montagem (os pratos ficam mais elevados na mesa).

Outro produto que temos e que é super cotado são nossos sousplats ovais. Sobre eles vc ainda pode brincar com várias composições com outros tipos de sousplats como vidro e demais materiais.

Caso não adquiriu ainda o seu o nosso contato pode ser feito via email e enviamos para todo o Brasil.

Nosso email é camilacrgo@hotmail.com.

Ficam as dicas.

composição floral azul 10246818_10203059491344676_1364284933306439785_n

color 01


image_00008image_00001foto