Regrinhas de etiqueta à mesa (Parte 01)

Existe coisa mais gostosa do que estarmos próximos à pessoas educadas? Acho que não…Em inevitáveis refeições com colegas, chefe, clientes ou mesmo em casa com os amigos e familiares, muitas vezes temos tanto para conversar e informações para trocar que esquecemos que estamos à mesa.

Não quero dar aulas de etiqueta à mesa, mas apenas pontuar os dez erros mais cometidos por nós (quem nunca cometeu algum destes que atire a primeira pedra).

etiqueta

1.Talheres – Não use os talheres para enfatizar algum assunto como se fossem batutas de maestro, ou eles estão em uso ou apoiados no prato. Os talheres depois de retirados da mesa não voltam mais para ela.

2.Guardanapos – Não agite o guardanapo ao desdobrá-lo e nem dobre quando terminar. Os mesmos servem para enxugar e limpar os lábios, principalmente antes de utilizar o copo da bebida e proteger o vestuário, colocando-o no colo e ao final da refeição do lado esquerdo do prato, com as dobras soltas. Não utilize para polir os talheres ou pratos, assoar o nariz, limpar o suor e nem colocar ossos e caroços de azeitona. Se o guardanapo for de papel, não o deixe todo amassado e nem faça bolinhas, colocando-o dentro do prato no término da refeição. Coloque-o ao lado, dobrado com a parte usada virada para baixo.

3.Mastigar – Não fale de boca cheia. Se precisar falar, termine de mastigar e depois fale.

4.Postura –Não apoie os cotovelos sobre a mesa. Se não souber onde colocá-los, acomode as mãos no colo.

5.O pão – O pão é sempre partido com as mãos em pequenos pedaços e a manteiga deve ser passada em cada pedaço, antes de ir à boca. Fazer um sanduiche do pão do couvert não é recomendado.

6.Velocidade – Tente terminar a refeição com os outros participantes da mesa, nem muito antes, nem muito depois.

7.Palitar os dentesProibido. Está com desconforto? Peça licença e  vá ao toalete.

8.Batom – Não se deixa marcas de batom nos copos, tão pouco no guardanapo de tecido. Retire o batom com um guardanapo de papel, antes de usar o de tecido ou usar as taças.

9.Celular – Para falar ao celular enquanto à mesa, só pedindo licença antes de atender. No entanto, procure evitar.

10.Objetos pessoais – Nunca coloque chaves, óculos, carteira e celular sobre a mesa. Não vista o encosto da cadeira com o seu casaco. Assim, você estará mudando a decoração do ambiente que ficaria com peças de vestuário. Peça uma cadeira vazia para isso e também para colocar bolsa e pacotes em cima dela.

Anúncios

2 comentários em “Regrinhas de etiqueta à mesa (Parte 01)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s