Como escolher a mesa de jantar…

Hoje em dia as pessoas, preocupadas com diversos fatores como violência, resgates de família, etc estão voltando a receber em casa (no passado isto era muito comum ainda mais pelo luxo e dimensão das residências) e escolher a mesa da sua residência requer algumas dicas para que nem o espaço e nem a circulação fiquem prejudicados.

Nem sempre as pessoas contam com a acessoria de um decorador ou arquiteto para projetarem seus ambientes e quando chegam nas lojas se sentem extremamente perdidos com as inúmeras opções do mercado.Pensando nisso, resolvemos compartilhar com vcs leitores dicas básicas para os auxiliarem na compra da mesa.

A primeira coisa que temos que levar em consideração na escolha da mesa e das cadeiras de jantar é a dimensão do nosso espaço por isto coloquei algumas fotos ilustrativas para que vcs percebam como dever ser calculado o espaço de circulação no ambiente.

regra

A principal regra é respeitar sempre um espaço de 60 cm que cada pessoa ocupa teoricamente ao se assentar + 35 cm (espaço aproximado que as pessoas que se assentam na cabeceira utilizam para colocar as pernas embaixo da mesa). Sendo assim, para uma mesa retangular de 04 lugares com o uso da cabeceira teremos a seguinte continha:

60 cm (espaço que a pessoa ocupa) + 2 x (35 cm das cabeceiras) = 130cm ou seja uma mesa com tampo de 90 cm comporta bem 04 lugares e pode ser usada tbm sem as cabeceiras como na foto.

Mesa 01

A largura da mesa pode variar de acordo com sua utilização e espaço. Em mesas comunitárias geralmente a largura é minima  pode variar de 60 a 80 cm, dependendo do espaço onde assentamos os convidados na maioria das vezes informalmente.

medidas-minimas-padrao-sala-jantar-mesas-cadeiras bancada

Para se caulcular a quantidade de lugares em uma mesa redonda basta seguir a mesma regra porém o cáculo deve ser feito da seguinte forma :

2 x 3,14 (constante) x r ( raio da cirqunferência) : 60cm (espaço que a pessoa ocupa). É mais chatinho mas dá super certo. Pensando em uma mesa de 1,00 mt de diâmetro teremos:

Na sua circunferência temos:

2 x  3,14 (constante)  x  50 cm (raio) : 60 cm (lugar assentado) = 6,28 x 50 : 60 = 5,23 ou seja (aproximadamente 5 lugares em na mesa. Como na maioria das vezes usamos número pares então seriam 04 lugares.

redonda 2 redonda sala-de-jantar-medida-ideal-redonda-quantos-lugares2

No caso das mesas ovais o cálculo é feito como o das mesas retangulares porém como temos o formato mais compacto sem as chamadas “quinas” teremos um maior aproveitamento do espaço.

oval 2 oval

Já para as mesas quadradas, queridinhas da maioria dos leitores e clientes do Atelier Camila Gomes, o cáculo também será o mesmo da retangular porém o espaço que a pessoa ocupará embaixo da mesa nas laterais será um pouco diferenciado considerando entre 15 a 20 cm.

Para uma mesa de 08 lugares quadrada consideramos o seguinte:

2 x 60 cm (lugar assentado) + 2 x 15 cm (duas laterais) = 1,20 mt + 30 cm = 1,50 mt de tampo.

sala-jantar-quadradaquadrada 4 quadrada quadrada 2

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s